top of page
12 maio / 14h30m  
Auditório do TecLabs
Organismos financiadores da ciência

Neste workshop abordaremos o papel central da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no financiamento do Sistema de C&T nacional. Serão também introduzidos aos participantes os vários organismos de financiamento internacionais e as respetivas modalidades de acesso.  
No final espera-se que os participantes possam ficar a perceber melhor como optar pelas várias alternativas ao longo do seu percurso académico, profissional e mesmo pessoal.

Duração: 2 horas / Número máximo de participantes: 40

Ana Faísca

Ana Maria Carvalho Mimoso Faísca Mirones é licenciada em Economia, pela Universidade Católica Portuguesa (1980), e é detentora de uma pós-licenciatura em Economia Europeia pela Universidade Católica (1981). Desde 1982 que trabalha em cooperação internacional no âmbito da ciência, sendo a sua área de especialidade as atividades comunitárias de IDT.
Desempenhou funções de chefia na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) tendo sido diretora dos Departamentos de Relações Internacionais da FCT de 1994 a 2012, tendo assegurado, neste âmbito, a coordenação da participação de Portugal nas atividades comunitárias de I&DT bem como o acompanhamento e coordenação da participação portuguesa nas atividades da European Science Foundation (ESF). De 2002 a 2012 coordenou também as componentes de cooperação bilateral e multilateral da FCT. Desde meados de 2012 pertence ao pessoal não docente e não investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa integrada na Unidade de ID e Inovação.

António Pedro

António Pedro Marques é licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa (2012). Desde o final de 2013 que é gestor de ciência e tecnologia na Unidade de I&D e Inovação da FCUL. Faz o acompanhamento da criação e da implementação de políticas públicas, tanto nacionais como europeias, de fomento da I&I, e dedica-se à gestão não financeira de redes e projectos institucionais, com uma perspectiva-base de promoção da internacionalização da FCUL.

bottom of page